A verdade sobre a dieta detox

A verdade sobre a dieta detox

De tempos em tempos uma dieta emagrecedora entra na moda e todo mundo passa a utilizá-la como se ela fosse uma pílula mágica que, se consumida, os fará magros e felizes para sempre. A prática vai mostrar que nem tudo é o que parece. Nem toda dieta é para todos.

O plano detox está na moda, mas não é uma dieta de moda

Nos últimos tempos a dieta de desintoxicação também entrou no rol das mais pulares. A diferença é que a dieta desintoxicante não é somente uma dieta para quem quer emagrecer, e tampouco, passageira.  Porque ela não traz benefícios somente para os que estão acima do peso. Todos temos toxinas em nosso organismo, já que essas toxinas chegam até nós através do ar, dos alimentos industrializados, da água, e até mesmo pelo stress.

O stress estimula a produção de um hormônio chamado cortisol. O cortisol ajuda na resposta física dos problemas emergenciais na medida em que aumenta a pressão arterial e eleva o açúcar no sangue, com a finalidade de promover a energia muscular rapidamente. No entanto, para que o organismo se concentre nesta função, quando esse processo se inicia, todas as funções anabólicas de recuperação, renovação e criação de tecidos são paralisadas. E se o stress for pontual, passageiro, tudo volta ao normal depois. Mas, quando o stress se prolonga, os níveis de cortisol no organismo disparam e eles tem uma ação semelhante à das toxinas. (Fonte: Wikipedia)

Por este motivo, a dieta detox inteligente pode ser repetida de 6 em 6 meses.

Para quem é o plano detox caps não é indicada

Embora seja uma dieta indicada para muitas pessoas, não é para todas. As restrições são para as grávidas, para quem tem câncer, anemia, diabetes, doenças genéticas, doenças crônicas, doenças terminais ou ainda, problemas de tireoide.

Todas as outras pessoas podem e devem se utilizar da dieta desintoxicante para limpar o organismo.

Principais ingredientes de uma dieta detox

São os alimentos que contêm matérias primas essenciais à detoxificação. Dentre esses, os compostos enxofrados, (presente nos vegetais crucíferos como brócolis, couve, couve-flor, etc.), antioxidantes (presentes em frutas e alguns chás como o chá verde e hibisco), os ácidos graxos essenciais, (presentes no azeite de oliva, peixe, etc.), e outros.  Numa dieta detox só se deve consumir alimentos indicados, ou corre-se o risco de a dieta não alcançar o objetivo de limpeza hepática.