Veja como drenagem linfática e as massagens modeladoras podem ajudar a eliminar a gordura localizada e auxiliar no tratamento das celulites.
O corpo da mulher pode sofrer muitas mudanças após a puberdade. Geralmente, é nessa fase que há maior ganho de peso e alterações hormonais, sendo propício o aparecimento de celulites. O acúmulo de gordura nas camadas mais profundas da pele leva à formação de ondulações na superfície de algumas partes do corpo, gerando incômodo na maioria das mulheres.
Segundo a Sociedade de Dermatologia, os furinhos afetam cerca de 95% das mulheres após a puberdade, independente da etnia. Para a dermatologista e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Luciana Baptista, é na adolescência que certos hormônios são produzidos e começam a formar o corpo da mulher.
“Esse corpo tem um acúmulo de gordura característico, principalmente na região das nádegas. E onde tem acúmulo de gordura, tem celulite”, destaca em entrevista à imprensa.
Apesar da condição ser, frequentemente, uma preocupação para as mulheres, ela não oferece nenhum risco à saúde. Segundo os especialistas, trata-se de uma distrofia celular, sendo utilizado o termo lipodistrofia ginoide para a sua correta designação.
Nesse caso, o surgimento de celulites não está associado à inflamação da pele. A busca por tratamentos ocorre normalmente por questões ligadas à estética, sendo comum recorrer à massagem, drenagens e ao uso de cosméticos à base de colágeno.
O que causa a celulite?
As razões para o surgimento das celulites ainda não estão totalmente definidas. Para alguns especialistas, por ser uma condição que atinge mais as mulheres do que os homens, os hormônios femininos são apontados como uma das causas.
Além disso, a predisposição genética também pode influenciar no desencadeamento e na intensidade do problema.
O sedentarismo, o consumo excessivo de açúcares, a retenção de líquido, a obesidade e os distúrbios circulatórios são outros fatores que podem favorecer o aparecimento dos furinhos indesejados no corpo.
Tratamentos
As celulites são conhecidas por deixar a textura da pele semelhante à aparência de uma casca de laranja. Normalmente, as regiões mais atingidas são coxas, nádegas e abdômen. Os tratamentos visam amenizar o aspecto granulado da pele, eliminando a gordura localizada.
Massagem corporal
É capaz de melhorar a circulação sanguínea e linfática do corpo devido à aplicação de movimentos intensos sobre a pele. A massagem corporal estimula a oxigenação dos tecidos, sendo possível deixar as celulites em menor evidência.
Outro benefício é a aceleração do metabolismo, o que pode ajudar a eliminar o acúmulo de gorduras em determinadas regiões do corpo. Nesse caso, a busca por uma massagem modeladora em São Paulo ou em outros estados pode ser uma opção para quem deseja se livrar das celulites.
Drenagem linfática
É recomendada para evitar a retenção de líquido. Quando ocorre o acúmulo de certas substâncias no corpo, as células podem ter dificuldade para absorvê-las, causando inchados e o aparecimento de celulites.
Nesse sentido, as manobras realizadas pelos profissionais da área têm o objetivo de promover a reabsorção do acúmulo de líquidos e gorduras pelos canais linfáticos.
O procedimento também é recomendado para a eliminação de toxinas do corpo, sendo comum a procura pelo termo drenagem linfática São Paulo e em outras capitais do país.
Dieta equilibrada
O funcionamento do metabolismo tem ligação direta com a alimentação. Uma dieta rica em fibras, por exemplo, pode ajudar a diminuir a absorção de gordura corporal, controlando o aparecimento das celulites.
Além disso, a alimentação saudável pode promover a regulação do intestino. O consumo regular de água é outra medida que pode contribuir para uma qualidade de vida melhor.
A combinação entre refeições balanceadas, ingestão de água constante e a prática de exercícios físicos pode garantir um bom funcionamento de todo o organismo, sendo cuidados de prevenção para as celulites.
Endermologia
Envolve uma massagem mais profunda na pele com o auxílio de um aparelho motorizado. Com ele, é possível, ao mesmo tempo, realizar a sucção e a compressão por meio de rolos nos lugares afetados.
Os movimentos buscam favorecer a redistribuição de gordura pelo corpo, evitando o seu acúmulo e, consequentemente, o excesso de celulites.
A técnica pode trazer outros benefícios para a camada da pele, deixando-a tonificada e contribuindo para tratamento de cicatrizes.