A folha de louro já é muito conhecida por seu sabor e cheiro característico. Contudo, o que muita gente ainda não sabe é a folha de louro também pode ser usada para fazer um chá que pode funcionar como um remédio natural contra várias doenças.
A folha de louro pode ser usada para tratar problemas de digestão, algumas infecções e até mesmo para melhor o estresse e ansiedade.
A vantagem é dessa folha é que, por ser muito conhecida, ela é encontrada em praticamente todos os mercados e o seu valor não é muito alto quando comparado aos seus benefícios.
Como fazer chá de louro
Para fazer o chá de louro perfeito e poder aproveitar de todos os seus benefícios, siga a receita abaixo.
Ingredientes
⦁ 4 folhas de louro
⦁ 1 xícara de água quente
Modo de preparo
O modo de preparo desse chá é super simples. Basta deixar as folhas de louro fervendo na água, e depois aguardar o liquido ficar morno para beber. Caso sinta necessidade você pode adoçar o seu chá com açúcar ou adoçante, contudo, é indicado tomar o chá da forma mais natural possível.
Se você tem o objetivo de emagrecer, você pode acrescentar no preparo um pouco de canela em pau pois esses dois ingredientes, quando juntos, ajudam a expelir toxinas do corpo e aceleram o seu metabolismo.
Quais os benefícios do chá de louro?
O chá de louro contém muitas substancias que fazem bem para o corpo como o potássio, magnésio e diversas vitaminas. Além disso, o chá de louro também tem efeito diurético – o que o faz perfeito para aquelas pessoas que retém muito líquido -, é um anti-inflamatório natural, tem ação expectorante e pode ajudar no tratamento de diversas doenças. Entre elas:⦁ Doenças que levam a inflamação do fígado;
- Cólicas que antecedem o período menstrual;
- Infecções de pele;
- Dores de cabeça;
- Gases;
- Dores nas articulações associadas ao reumatismo;
- Estresse;
- Ansiedade.
Outra função muito importante do chá de louro é a capacidade de regular as taxas de açucares no sangue, o que faz com que as pessoas com diabetes estejam aptas para fazer uso dessa bebida.
Quem tem problemas na pele também pode aproveitar os benefícios da folha, já que a folha de louro pode ajudar no tratamento da dermatite, contudo, para este fim, é aconselhado o uso tópico. Neste caso vale ressaltar que o acompanhamento do médico é indispensável para que não haja complicações relacionadas a possíveis alergias.
Quem não deve consumir o chá de louro?
Geralmente, o chá de louro não apresenta contra indicações. Contudo, mulheres que estejam em fase de amamentação ou que estejam grávidas, devem evitar a bebida, visto que a folha de louro pode conter substancias que estimulam o aborto.
Outro ponto a ser considerado é que a bebida deve ser ingerida com cautela, pois em grandes quantidades pode causar sonolência. Já que ela é usada para o tratamento do estresse e da ansiedade, ela tem componentes que acalmam o sistema nervoso.
Conclusão
O chá de louro é uma bebida que pode ser facilmente preparada, já que seu principal ingrediente é muito comercializado e conhecido no Brasil. Devido aos grandes benefícios que esse chá pode oferecer, ele pode ser usado como ferramenta auxiliar no tratamento de doenças como diabetes, problemas de colesterol alto, e até mesmo no emagrecimento, já que possui uma ação diurética.
Contudo, vale lembrar que o chá de louro não substitui nenhum medicamente e que para toda doença diagnosticada deve haver um acompanhamento médico. Aliar bons hábitos e uma alimentação saudável também são fatores essenciais para colher as vantagens das folhas de louro.